1 – Reescreva o texto pontuando-o.
O galo e a raposa
A raposa queria comer um galo que cantava empoleirado num galho de árvore [ ]Dando uma de boazinha [ ] a raposa disse [ ][ ] Bom dia, amigo [ ] Já soube da novidade [ ] Agora todos os bichos vão viver em paz [ ] Acabou essa história de um comer o outro [ ] Desça, venha conversar comigo [ ]
O galo [ ] desconfiado [ ] pensou e fez um teste para saber se a raposa estava dizendo a verdade [ ] Falou [ ][ ] Que bom [ ] Daqui estou vendo uma matilha de cães se aproximando [ ] Vamos festejar juntos [ ][ ] Cães [ ] Bem [ ] amigo [ ] é melhor eu ir andando [ ][ ] O que é isso [ ] Está com medo dos cães [ ] agora que estamos vivendo um período de paz [ ][ ] Bem [ ] não é medo [ ] E se eles ainda não souberam da Novidade [ ]
Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas [ ]
Fábula de Esopo recontada por Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança
2 - Leia e pontue corretamente usando: . ! ? : _ ,
· Depois coloque um título.
______________
Eu estava num banco da pracinha observando um menino A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando continuamente para o céu Aproximei-me dele e disse-lhe
Ei garoto O que você faz assentado aí
Fico observando as nuvens
Por quê
Porque me sinto feliz
O que você vê nas nuvens
Vejo carneirinhos coelhinhos rostos e muitas outras coisas
Mas eu olho para o céu e não vejo nada do que você vê
3 - A anedota abaixo foi escrita sem os sinais de pontuação. Leia-a com atenção e coloque os sinais adequadamente.
PAPAGAIO ESPECIAL.
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor
Queria um papagaio que fosse especial
Chegou na hora certa Temos um bilíngue Se levantar a pata direita ele fala inglês Se levantar a pata esquerda ele fala francês
O freguês olhou para o papagaio e não se conteve Fez então sua última pergunta ao vendedor
O que acontece se eu levantar as duas patas
O papagaio não se conteve e lhe respondeu
Aí eu caio
A) – Escreva o nome dos sinais de pontuação:
=> que você empregou nesta anedota:
=> que você não utilizou nesta anedota.
4) Reescreva a anedota abaixo (no caderno), empregando os sinais de pontuação necessários, organizando os parágrafos e criando um título.
A CRIANÇA CHEGA EM CASA CHORANDO A MÃE PREOCUPADA PERGUNTA O QUE ACONTECEU A PROFESSORA ME COLOCOU DE CASTIGO POR UMA COISA QUE EU NÃO FIZ MAS QUE ABSURDO VAMOS FALAR COM A DIRETORA MAS O QUE FOI QUE VOCÊ NÃO FEZ CHORANDO MAIS AINDA A MENINA RESPONDEU MINHA LIÇÃO DE CASA O QUE VÁ JÁ PARA O SEU QUARTO
retirado do blog meu cantinho de sugestões
com adaptações.
0 comentários :
Postar um comentário