Exercícios Pontuação



1 – Reescreva o texto pontuando-o.
O galo e a raposa
A raposa queria comer um galo que cantava empoleirado num galho de árvore [  ]Dando uma de boazinha [  ] a raposa disse [  ][  ] Bom dia, amigo [  ]  Já soube da novidade [  ]  Agora todos os bichos vão viver em paz [  ]  Acabou essa história de um comer o outro [  ]  Desça, venha conversar comigo [  ]
O galo [  ]  desconfiado [  ]  pensou e fez um teste para saber se a raposa estava dizendo a verdade [  ]  Falou [  ][  ] Que bom [  ]  Daqui estou vendo uma matilha de cães se aproximando [  ] Vamos festejar juntos [  ][  ] Cães [  ]  Bem [  ]  amigo [  ] é melhor eu ir andando [ ][  ] O que é isso [  ]  Está com medo dos cães [  ]  agora que estamos vivendo um período de paz [  ][  ] Bem [  ] não é medo [  ]  E se eles ainda não souberam da Novidade [  ]
Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas [  ]
Fábula de Esopo recontada por Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança

2 - Leia e pontue corretamente usando: . ! ? : _ ,
·    Depois coloque um título.
______________
Eu estava num banco da pracinha observando um menino A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando continuamente para o céu Aproximei-me dele e disse-lhe
Ei garoto O que você faz assentado aí
Fico observando as nuvens
Por quê
Porque me sinto feliz
O que você vê nas nuvens
Vejo carneirinhos coelhinhos rostos e muitas outras coisas
Mas eu olho para o céu e não vejo nada do que você vê
        Se você prestar atenção verá mais do que eu Tente. [ Graça Betutice]



3 - A anedota abaixo foi escrita sem os sinais de pontuação. Leia-a com atenção  e coloque os sinais adequadamente.

PAPAGAIO  ESPECIAL.

          O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor
          Queria um papagaio que fosse especial
          Chegou na hora certa Temos um bilíngue   Se levantar a pata direita   ele fala inglês   Se levantar a pata esquerda  ele fala francês
         O freguês olhou para o papagaio e não se conteve   Fez então sua última pergunta ao vendedor
         O que acontece se eu levantar as duas patas
         O papagaio não se conteve e lhe respondeu
         Aí eu caio
A) – Escreva o nome dos sinais de pontuação:
=> que você empregou nesta anedota:
=> que você não utilizou nesta anedota.

4) Reescreva a anedota abaixo (no caderno), empregando os sinais de pontuação necessários, organizando os parágrafos e criando um título.

A CRIANÇA CHEGA EM CASA CHORANDO A MÃE PREOCUPADA PERGUNTA O QUE ACONTECEU A PROFESSORA ME COLOCOU DE CASTIGO POR UMA COISA QUE EU NÃO FIZ MAS QUE ABSURDO VAMOS FALAR COM A DIRETORA MAS O QUE FOI QUE VOCÊ NÃO FEZ CHORANDO MAIS AINDA A MENINA RESPONDEU MINHA LIÇÃO DE CASA O QUE  VÁ JÁ PARA O SEU QUARTO

retirado do blog meu cantinho de sugestões 
com adaptações.

0 comentários :

Postar um comentário